GRUPO EXPORTA SAMBA PARTICIPARÁ DA PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRO DO MÚSICA PARA TODOS NO THEATRO 4 DE SETEMBRO!
Estamos em festa, vamos comemorar os 23 anos do Música Para Todos durante a XXII Semana das Artes Para Todos, que vai acontecer no período de 22 a 28 de maio, com apresentações de nossos alunos, professores e grandes nomes da música piauiense. O público contará com uma extensa programação que inclui diversas atrações artísticas. Toda programação será híbrida (presencial e on-line) e GRATUITA! Convidamos desde já para que a comunidade acompanhe os eventos presencialmente ou pelas Lives em nossas Redes Sociais!
Um dos grandes momentos do evento será o Show CLÁUDIA SIMONE HOMENAGEIA A VELHA GUARDA DO SAMBA DO PIAUÍ, que terá abertura da Orquestra Jovem Música Para Todos, que vai se desafiar e tocar samba, sob a condução do Professor Juan Carlos, que vai acontecer no dia 25 de maio, à partir das 19h, no Theatro 4 de Setembro.
O show vai ter arranjos especialmente criados pelo Grupo Exporta Samba para os sambas inéditos que serão apresentados pela cantora e compositora Cláudia Simone e pelos os compositores da Velha Guarda, que estarão sendo homenageados: Manoel Messias (GRES Sambão), João Violão, Manoel Cruz, Jaime dos Bambas e Nilton Garcia (Isambar).
O Grupo Exporta Samba tem em sua formação grandes nomes do samba contemporâneo de Teresina, foi fundado no dia 26 de março de 1994, debaixo do pé de manga da casa do sambista da Velha Guarda, João Violão, o primeiro nome dado ao grupo foi Cavaco do Samba, quem colocou esse nome foi outro grande sambista, já falecido, Júnior Carioca.
O primeiro contrato profissional do grupo foi no Bar da Navegante, os componentes do grupo eram João Violão, Júnior Pimpa, Negrito, Aquino Adamastor e Ladeira, esses foram os primeiros integrantes e fundadores do grupo, o Grupo Exporta Samba tocou em vários bares e restaurantes de Teresina, no Atlântico City tocaram a copa do mundo de 1994.
A outra geração do grupo, veio em 1996, com Júnior Pimpa, Paizim, Ladeira, Negrito e Nasson Rangel, com essa formação o Exporta Samba viajou para Ipubi Trindade, Araripina e Salgueiro de Pernambuco fazendo propaganda para a Boticário. Os músicos convidados foram, Franklin na bateria, Darlan na percussão, Zé do baixo, Júnior Carioca e como empresário do Grupo Exporta Samba, o sambista da Velha Guarda, João violão. O grupo tocou vários carnavais em União, Luiz Correia, Floriano, Campo Maior, entre outras cidades.
Em 1999 veio outra formação: Júnior Pimpa, Dedé, Dílson e Negrito e em 2000 juntou-se ao grupo o sambista Markinhos Maranhão, e assim o Exporta Samba foi se destacando em Teresina. Em 2005 saiu Dedé e entrou o Jordan, foi quando o Exporta Samba foi considerado o melhor grupo de Teresina. Em 2006 entrou o sambista Paizim do Pan, e até hoje o grupo está com essa mesma formação tocando samba e pagode.
GRUPO EXPORTA SAMBA
Violão: Markinhos Maranhão (Marcos Aurélio Pereira da Silva)
Tantan: Dilson (Dilson Lima Araújo)
Pandeiro: Paizim do Pan (Reginaldo de Assis Costa)
Banjo: Negrito (Jorge Marcelo Lopes da Silva)
Rebolo: Júnior Pimpa (João da Cruz Ferreira da Silva Júnior)
Cavaco: Gilberto da Silva Ribeiro
Violão 7 cordas: Wellington Torres de Vasconcelos
Direção Musical do Show em Homenagem à Velha Guarda: Nilton Garcia e João Violão.