UM PRESENTE PARA TERESINA – COM DESAPROPRIAÇÃO DO GOVERNADOR RAFAEL FONTELES O CINE REX SERÁ ESCOLA DE CINEMA!
Somos essencialmente políticos, isso se torna cada vez mais importante nos dias atuais, especialmente para os artistas. São dias em que vivemos uma realidade em nossa cultura que nos leva a buscar mudanças. Buscar o NOVO! Que mundo queremos? Como lutaremos? Em que acreditaremos? É preciso conhecer e comparar o que está posto diante de nós e ter a certeza que o momento da nossa luta é AGORA!
Os artistas se mobilizaram na Praça Pedro II no coração de Teresina e iniciaram uma luta em um grupo de wat’s, em torno de 200 artistas de todas as áreas se uniram pedindo a desapropriação do REX e a revitalização do centro de Teresina, e esse clamor chegou ao Governador Rafael Fonteles, um movimento capitaneado pelo cantor, compositor, sambista e jornalista, Zé Marques, mais conhecido como nosso Djavan! Mas atentem bem sobre a importância da cereja do bolo.
HISTORIA DA DESAPROPIAÇÃO
A Secretaria da Administração (Sead) assumiu um papel importante no processo de desapropriação do prédio do antigo Cine Rex, localizado no Centro de Teresina, oferecendo suporte técnico e logístico essencial. O governador Rafael Fonteles oficializou a iniciativa por meio do decreto nº 23.192, que declara a utilidade pública do imóvel.
Conforme explica a diretora de Gestão de Patrimônio Imobiliário da Sead, Bárbara Dantas, foi realizado um levantamento georreferenciado do Cine Rex para definir com precisão suas dimensões e criar um memorial descritivo, confrontando esses dados com o registro cartorial do imóvel. Além disso, foram verificadas as condições atuais do prédio. “O procedimento começou com a necessidade de aproveitar um local de grande potencial, mas atualmente em desuso. Fizemos uma vistoria técnica para avaliar o estado do imóvel e, a partir daí, possibilitar a assinatura do decreto pelo governador”, explicou.
O imóvel, com área de 735 m² e perímetro de 11m, será destinado à instalação de uma Escola de Cinema, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Conforme o decreto, a Procuradoria-Geral do Estado está autorizada a adotar as medidas necessárias para efetivar a desapropriação do imóvel, seja por meio de negociação ou ação judicial, com as indenizações previstas no orçamento do Estado.
UNIÃO DA CLASSE ARTÍSTICA
Voltando ao início da matéria podemos dizer que a história dessa desapropriação é bem antiga, conforme a conversa entre Zé Marques e a arquiteta Patrícia Mendes que hoje representa o Minc no Piauí mas, resumindo, podemos dizer que a cereja do bolo foi a “união da classe artística” em torno do patrimônio cultural de Teresina.
Patricia Mendes disse “como arquiteta e urbanista que fui durante 23 anos à frente da Secretaria de Cultura do Estado, no cargo de Coordenação de Registro de Conservação, falar do cine REX pra mim é muito fácil porque durante esses 23 anos essa desapropriação foi uma luta do setor de patrimônio cultural. É bom ressaltar isso porque a memória de Teresina e do Piauí é muito falha, então é preciso lembrar que desde os anos 2000 existia um setor de Patrimônio na Fundac (hoje Secult), ainda na gestão da Ex-Secretária Sônia Terra, que já tentava a desapropriação do Cine REX, e em 2003 foi feito todo um processo para essa desapropriação e a compra do REX pela própria Secretaria Estadual de Cultura. Fico feliz que a luta conjunta de artistas, CEC, e todas as gestões posteriores a de Sônia Terra, tenham tido êxito agora, mas não podemos esquecer que tudo isso só foi possível porque durante todos esses 23 anos existiu um projeto arquitetônico responsável pela vistoria do prédio e o acompanhamento necessário, um processo difícil e complicado e que estou feliz que se concretize. “
A tomada do cine REX sinaliza que a classe artística piauiense finalmente se uniu para lutar em torno dessa “revitalização do centro de Teresina” que passa obrigatoriamente pelo corredor cultural que compreende o Theatro 4 de Setembro, o Clube dos Diários, a Central de Artesanato Mestre Dezinho e agora o Cine Rex. O centro da cidade de Teresina parece uma cidade fantasma em comparação aos centros históricos e culturais de outras capitais do nosso país.
O Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Dr. Nelson Nery, declarou que talvez as obras de revitalização devam iniciar em 2025 e que “essa revitalização será importante também para preservar uma construção que traz uma arquitetura Art Déco combinando um desenho moderno com elementos tradicionais, tendo como característica a estética do glamour e da elegância, muito em voga nas décadas de 20 e 30 do século passado e o REX é um dos únicos exemplares em nossa arquitetura. Preservar essa estrutura tem uma importância ímpar para a cidade além, é claro, do significado afetivo para nossa capital. Com certeza a Escola de Cinema vai fomentar ainda mais essa revitalização tão necessária! ”
Num último ato que se descerrou na Seduc, o Secretário de Cultura Carlos Anchieta o Secretário de Segurança Chico Lucas, o secretário de Educação Washington Bandeira, o secretário de Planejamento Washington Bonfim, e o secretário-chefe do gabinete do governador, Pedro Rocha, vieram à público, com grande alegria e declararam que “o Cine Rex”, se tornaria um espaço revitalizado enquanto patrimônio cultural piauiense e transformado em uma Escola de Audiovisual e Cinema de Rua.
O Secretário de Cultura Carlos Anchieta exultante com a ação do governador declarou “A revitalização do Cine Rex representa um marco significativo para a cultura do Piauí. Este espaço histórico, que já foi palco de inúmeras exibições cinematográficas e eventos culturais, renascerá como um centro vibrante de aprendizado e produção audiovisual.
Transformá-lo em uma Escola de Audiovisual e Cinema de Rua não só preserva seu valor patrimonial, mas também abre novas portas para o desenvolvimento artístico e educacional em nosso estado, além de dar mais amplitude à todo complexo cultural que existe na área. ”
Quando os trabalhadores de qualquer classe se organizam e se mobilizam, mostram também a importância da cereja do bolo. Juntos: políticos, classe artística e os que amam a arte e amam a cidade de Teresina, estamos construindo um Piauí mais culturalmente rico e inclusivo!