SERGEI ELEAZAR DE CARVALHO CHEGA À TERESINA PARA PARTICIPAR DO ANIVERSÁRIO DE 24 ANOS DO MÚSICA PARA TODOS!
O brilhante violinista e regente Sergei Eleazar de Carvalho será umas das atrações do aniversário de 24 anos do Música Para Todos, que acontecerá de 22 à 27 de maio, ele realizará um Masterclass, gratuito, durante 3 dias para os alunos do Música Para Todos e de outras instituições que queiram descobrir os segredos dos instrumentos de cordas friccionadas.
Além do Masterclass, o regente Sergei Eleazar de Carvalho dará uma ate nção especial à performance dos alunos da Orquestra Jovem do Música Para Todos (OJMPT), hoje coordenada e conduzida pelo Professor Juan Carlos, que também é o primeiro violino da Orquestra Jovem MPT, esse trabalho vai culminar com o Concerto “Orquestra Jovem Música Para Todos recebe Serguei Eleazar de Carvalho”, no Theatro 4 de Setembro, dia 23/04/2023, na próxima terça-feira, ás 19h.
Sergei é filho do Maestro Eleazar Segundo Afonso de Carvalho, que dá nome ao Festival Internacional Eleazar de Carvalho, realizado em Fortaleza, seu pai foi um acadêmico, linguista e regente brasileiro. Nos Estados Unidos, o Maestro Eleazar de Carvalho estudou regência com Sergey Koussevitzky, no Berkshire Music Center, em Massachusetts. Em 1947 dividiu com Leonard Bernstein a função de assistente do maestro Koussevitzky, a quem sucedeu após a morte, ficando no Berkshire até 1965. Foi diretor Musical da Saint Louis Symphony Orchestra. Estreou em 1950, na Europa, no Palais Beaux-Arts em Bruxelas.
Atuou longamente como Regente Titular na Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro. Foi Diretor Artístico e, Regente Principal da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Foi Diretor Artístico e Regente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Fundador da cadeira número 32 da Academia Brasileira de Música. Foi Diretor Musical da Saint Louis Symphony Orchestra.
SAIBA MAIS SOBRE SERGEI ELEAZAR DE CARVALHO
É natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 4 anos com seu pai, o Maestro Eleazar de Carvalho. Dois anos mais tarde, por ocasião do Festival de Gramado em 1982, começou a estudar violino com José Carlos Lima. Posteriormente orientado pelos professores Koit Watanabe e Erich Lehninger.
Aos 11 anos, transferiu-se para os Estados Unidos a fim de estudar com Syoko Aki. da Yale Universit. Foi vencedor de diversos concursos nos EUA e no Brasil como o Greater New Haven Youth Orchestra Concerto Competition em 1992 e o Concurso para Jovens Solistas da OSESP, entre outros. Foi convidado pela New York University Intensive String Quartet Program, em 2007 e do Quartet Fest da Wilfrid Laurier University no Canadá em 2008.
Trabalhou música de Câmara com grandes nomes do cenário internacional como Eugene Drucker e Paul Finckel (Emerson String Quartet), Sadao Harada (Tokyo String Quartet), Nick Kitchen (Borromeo String Quartet), The Ariana String Quartet, The Penderecki String Quartet, Joseph Gingold, Janos Starker e Aldo Parisot.
Apresentou-se como solista frente a OSESP< OSPA, Orquestra Sinfônica de Campinas, Filarmônica do Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica de Goiás; sob a regência de Eleazar de Carvalho, João Carlos Martins, Benito Juarez, Diogo Pacheco, Dante Anzolini, Sidney Harth, entre outros.
Foi membro da OSESP, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Filarmônica de São Bernardo do Campo, Bachiana Chamber Orchestra, Wallingford Symphony e New Britain Symphony.
Graduou-se em 1998 em violino pela Faculdade Mozarteum de São Paulo sob a orientação de Cláudio Cruz e, recentemente, fez curso de pós-graduação pela Universidade de Hartford (EUA) na classe do Prof. Anton Miller.
Foi até recentemente Spalla, ao lado de Claudio Micheletti, de quem também é aluno, da Bachiana Filarmonia SESI-SP, e Regente Assistente do Maestro João Carlos Martins, na mesma instituição.
Em sua recente carreira como regente, já esteve à frente da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), da Orquestra Sinfônica do Estado de Porto Alegre (OSPA), além de ter se apresentado em grandes salas de concerto, como Sala São Paulo, Teatro Bradesco, Theatro São Pedro em São Paulo, Teatro José de Alencar em Foratelza, Avery Fisher Hall no Lincoln Center em Nova York, regendo a Bachiana Filarmônica SESI-SP.
Desde 2000, em virtude de seu envolvimento com o Festival Internacional Eleazar de Carvalho em Fortaleza, vem atuando na área social desenvolvendo projetos educacionais, culturais e artísticos, dirigidos às comunidades carentes. Dentre eles, destaca-se o trabalho realizado com a Orquestra de Câmara das Escolas Públicas do Ceará, e, mais recentemente, ao lado de João Carlos Martins, tendo o privilégio de levar a música erudita àqueles que nunca a ela tiveram acesso.
Saindo do campo erudito, mas ainda com a filosofia de inserir a “música clássica” no campo popular, e assim democratizá-la, regeu e/ou produziu artistas consagrados como: Chitãozinho e Chororó, Milton Nascimento, Ed Mpta, Maria Gadu, Fafá de Belém, Dudu Nobre, Rogério Faustino, Arnaldo Antunes, Pitty, Daniel, Simone, Leonardo, dentre outros.
Participou do especial de 10 anos do Altas Horas, na Rede Globo, e com a “Versão Brasileira”, da produção dos DVDs de 40 anos de Chitãozinho e Xororó e 25 anos do Grupo Exaltasamba.
É orientado na parte de regência orquestral, por Cristopher Zimmerman e Lanfranco Marcelli, tendo participado em julho de 2010, do Rose City Conducting Workshop em Portland, Oregon, nos EUA e em agosto de 2011, do Aria Italiana Conducting Workshop em Mercatelli sul Matauro, Itália, à frente da Orquestra G. Rossini.
https://web.facebook.com/sergeieleazar.decarvalho/videos/2160356730905569