O SANFONEIRO, MESTRE ZUCA DA PÉ DE BODE, MORRE NO PIAUÍ!
A família Música Para Todos lamenta a morte do Mestre José Moreira da Silva (1924-2023), mais conhecido como Mestre Zuca da Pé de Bode, chamado carinhosamente como Mestre Zuca, ele nos deixou no último dia 25/07/2023.
Mestre Zuca da Pé de Bode nasceu em Avelino Lopes (PI), além de exímio instrumentista era também artesão, pois com as próprias mãos confeccionava a Sanfona Pé de Bode, que é a Sanfona de 8 baixos, sua maior paixão, assim ficou conhecido como Mestre Zuca da Pé de Bode. O Mestre da Cultura Popular Piauiense também ensinava a arte de confeccionar a Sanfona de 8 baixos.
Com cerca de 100 anos, Mestre Zuca da Pé de Bode ainda dominava a arte de seu instrumento, acompanhou à distância a evolução do Baião, que do nordeste conquistou o mundo. A Sanfona da Pé de Bode teve como seu maior representante o famosos Januário, o pai do Rei do Baião Luís Gonzaga!
Por isso, a partida de Zuca da Pé de Bode é uma perda inestimável nesse elo entre o Baião de viola do século XIX, o Baião dos sertões do início do Século XX e o Baião estilizado por Luiz Gonzaga no Rio na década de 1940.
Seu Zuca da Pé de Bode era um importante representante do Baião do sertão Nordestino, feito de forma anônima, com repertório composto por cantigas folclóricas regionais. O céu está em festa com Zuca da Pé de Bode, Januário e, claro, Luiz Gonzaga.