O EVENTO “SAMBA, ETERNAMENTE, SAMBA – NÃO DEIXE O SAMBA MORRER!” COM A VELHA GUARDA DO SAMBA DO PIAUÍ VAI COMEMORAR O DIA NACIONAL DO SAMBA (02/12)
O Samba, importante gênero musical nacional, surgiu no começo do século XX e é uma influência da cultura africana em nosso país. Tem ligação com rodas de dança, geralmente, eram puxadas por um ritmo musical obtido por meio dos batuques.
Esses batuques estavam geralmente associados a elementos religiosos que instituíam entre os negros uma espécie de comunicação ritual através da música e da dança, da percussão e dos movimentos do corpo. E o ritmo ecoou em todo país.
No Dia do samba o Brasil fica em festa e no Piauí não será diferente, especialmente em Teresina, onde a VELHA GUARDA DO SAMBA se mobiliza para contar a sua história. O evento vai acontecer durante todo o Dia Nacional do Samba, dia 02/12, no Clube dos Diários, à partir das 9h da manhã, com a Exposição “SAMBA, ETERNAMENTE, SAMBA – NÃO DEIXE O SAMBA MORRAR” que vai reunir as Escolas de Samba de Teresina, com o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba de Teresina (LIESTE). A Exposição vai contar a história do samba através de fotografias de foliões e passistas, além dos adereços das Escolas de Samba de Teresina.
O Mestre da Velha Guarda Nilton Garcia se dedicou mais intensamente a cultura do Samba de raiz piauiense, um legado deixado por Teodoro Garcia, seu avô, conhecido por Mestre Teodoro “Galo Preto “, declara: “Depois do show que fizemos com a cantora Cláudia Simone, no Theatro 4 de Setembro, passamos a nos reunir e a planejar atividades que valorizassem a Velha Guarda do Samba do Piauí como a que vai acontecer no Dia Nacional do Samba.”
De acordo com Jamil Said “É um evento muito importante pois já fazem 7 anos que as Escolas de Samba não desfilam em Teresina, aceitar o convite do Mestre Nilton Garcia para fazer parte da VELHA GUARDA DO SAMBA DO PIAUÍ é um momento muito especial que enaltece o samba e valoriza as Escolas de Samba. ”
Um dos grandes momentos do evento será o Show VELHA GUARDA DO SAMBA DO PIAUÍ E CONVIDADOS, a partir das 19h, no Theatro 4 de Setembro. Esse show vai ter arranjos especialmente criados pelo Grupo Exporta Samba para os sambas inéditos que serão apresentados pela cantora e compositora Cláudia Simone e pelos os compositores da Velha Guarda, que estarão sendo homenageados: Manoel Messias (GRES Sambão), João Violão, Manoel Cruz, Jaime dos Bambas e Nilton Garcia (Isambar).
Cláudia Simone, fez um show homenageando a Velha Guarda do Samba do Piauí e já se prepara para o Dia Nacional do Samba: “Iniciei uma pesquisa sobre o samba porque queria saber quem era a Velha Guarda do Samba do Piauí. Procurei o Mestre Nilton Garcia em busca do seu conhecimento, sendo ele o fundador do Instituto Samba de Raiz, onde cheguei a ser Presidente durante alguns anos. Como é uma história linda, me sinto envolvida com o samba e especialmente com a Velha Guarda do Samba do Piauí. ”
FICHA TÉCNICA:
VELHA GUARDA DO SAMBA DO PIAUÍ:
Manoel Messias (GRES Sambão), João Violão, Manoel Cruz, Jaime dos Bambas e Nilton Garcia (Isambar).
Cláudia Simone (Cantora, apresentadora e Produtora do evento SAMBA, ETERNAMENTE, SAMBA – NÃO DEIXE O SAMBA MORRER!
GRUPO EXPORTA SAMBA
Violão: Markinhos Maranhão (Marcos Aurélio Pereira da Silva)
Tantan: Dilson (Dilson Lima Araújo)
Pandeiro: Paizim do Pan (Reginaldo de Assis Costa)
Banjo: Negrito (Jorge Marcelo Lopes da Silva)
Rebolo: Júnior Pimpa (João da Cruz Ferreira da Silva Júnior)
Cavaco: Gilberto da Silva Ribeiro
Violão 7 cordas: Wellington Torres de Vasconcelos
Direção Musical do Show em Homenagem à Velha Guarda: Nilton Garcia e João Violão.