MÚSICA PARA TODOS PARTICIPARÁ DO “PROJETO TERÇAS DA CASA” REALIZADO NO THEATRO 4 DE SETEMBRO!
Projeto Terças da Casa confirma agenda de 1º. Semestre, de abril a julho de 2023, as terças feiras voltam a fervilhar. Projetos Artísticos da cidade ganham agenda no Terças da Casa. Sempre três terças feira do mês abrigam espetáculos de Teatro, Dança e Música e dão vazão às perspectivas de trabalhos dos produtores e suas agendas de arte manifestada.
Projeto criado pela coordenação do Complexo Cultural, teve estreia numa terça feira, 03 de junho de 2015 e abriu parceria entre o Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro e artistas da cidade, ativando interação artística e integração cultural entre Casa de espetáculo e movimento local.
Há oito anos em cartaz, o Projeto Terças da Casa previa à época e assegurou, com sua realização continuada, atrair atenção ao artístico da capital e artista que está sempre buscando maior espaço para divulgação e referenciar ao mercado um produto de qualidade e de histórico representativo de sua arte em Teresina e no estado.
O Terças da Casa acontece sempre, às 19 horas, das terças, a cada mês, com bilheterias, de preços populares, e isenção de 100% das taxas administrativas do Theatro, como investida ao benefício dos artistas. A produção e divulgação das atrações ficam divididas entre a Casa e o artista da vez.
O Música Para Todos, no entanto, não cobrará ingresso e desde já convida todos os alunos, professores e comunidade em Geral para assistirem ao Concerto “Orquestra Jovem Música Para Todos recebe o Maestro Serguei Eleazar de Carvalho”, com certeza todos os espetáculos que participam dessa temporada são maravilhosos e vale à pena conferir.
No cerne inicial, as terças começavam com o Terça Teatro; em seguida era a vez da Terça Música que desenvolvia uma relação com o som “três em um”. Na atração, reuniam-se três gerações de músicos, cantores, compositores na mesma noite.
O show, ou shows da Terça Música, acolhia o talento de um/a artista com trabalho confirmado na praça, de outro/a em início de carreira e um/a de carreira já configurada na tradição e referência artística às outras duas gerações representadas.
A terceira terça feira, a última do mês em Projeção ficava à Terça Dança, abria margem as artes cênicas de linguagem do movimento do corpo ao escopo de variáveis da dança produzida na cidade.
Após oito anos de experiência, com sucesso confirmado, o Projeto se reconfigura em o Terças da Casa – Ano 2023 e deve assegurar muita diversão, entretenimento e veia artística da produção local, a não dever a quem quer que cure padrão nacional.
AGENDA CONFIRMADA DE ABRIL A JULHO
ABRIL. DIAS 18 E 25. “O Que Te Escrevo É de Corpo Inteiro”. VR Produções. Vitorino Rodrigues. Direção Wellington Junior. Texto de Nathan Sousa. / o enredo leva à cena um professor de literatura, escritor, ator que decide passar a limpo a sua história de vida, fazendo uma reflexão sobre o seu ofício de ensinar / de escrever / de atuar e todas as questões que lhe atravessam nesse percurso socioafetivo e seus confrontos no ato de lecionar, escrever, atuar; na sua relação com a família e consigo mesmo.
MAIO. DIA 02. “Mata Miolo”. Grupo Redemoinho. Direção geral Datan Izaká. Mata Miolo surge da necessidade de pensar novas perspectivas acerca dos imaginários do Bumba Meu Boi, cruzando um paralelo entre realidades e imaginários ancestrais ficcionais. Confronta a ideia de matança, ainda tão vigentes nos tempos atuais. Na história de origem Catirina deseja a língua do boi, o vaqueiro mata o bicho para satisfazer a vontade da mulher. Mas Este segue vivo, por meio da Dança ,e quem “encanta-se” sob a égide do “Brinquedo” é a figura de representação do Miolo, o brincante embaixo da saia do Boi. O século XXI abriga uma constante tentativa de matança das nossas subjetividades. Partindo dessa ideia compreende-se que o Miolo do Boi é sua subjetividade e é o que o mantém vivo, como tradição e cultura e dispara o gatilho à reflexão: diante de tantas matanças, seria possível matar as subjetividades das nossas raízes culturais?
DIA 09. “Os Porcos”. Bid Lima e Janá Silva. Coletivo Capemga. Corpo Voz Movimento Silmara Silva. Direção M. Nascimento. / numa adaptação livre do conto “A gente combinamos de não morrer”, da Obra “Olhos D’água”, de Conceição Evaristo, o enredo instala uma guerra de periferias humanas confrontadas no eixo de qualquer periferia urbana, de qualquer mundo plantado em campo minado de violência a indelicados e sujos sentimentos. Bid Lima e Janá Silva, cercadas no ambiente aprisionador de “Os Porcos”, saltam às memórias e guerras das tragédias pessoais que as engaiolam. A vida e morte sangram nos cotidianos enjaulados da mulher parideira de futuros incertos.
DIA 23. “Recital Orquestra Jovem Música Para Todos recebe o Maestro Serguei Eleazar de Carvalho”. icsrita. Direção Geral: Sr. Luiz Sá. / O evento marca o aniversário de 24 anos do Música Para Todos que desempenha papel sócio educativo, de Arte Educação, através da Música, desde 1999, em atendimento a crianças e adolescentes, cursando o ensino básico, jovens e adultos e idosos, além de pessoas com necessidades especiais de Teresina e circunvizinhanças do município. Durante seus 24 anos o MPT já assistiu a mais de 50 mil alunos e comprova mais de 2 milhões de presenças registradas na práxis de formação do Instituto Cultural Santa Rita/ Música Para Todos.
DIA 30. “Show Humor”. Beto Loyola e Zé Filho. Direção Zé Filho.
JUNHO.
DIA 06. “Casa de Penhores”. Grupo Raízes de Teatro. Cláudia Amorim, Edite Rosa, Fernando Freitas, João Vasconcelos, Lorena Campelo. Direção Arimatan Martins./ DIA 13. Banda Vênus./ DIA 27. Academia de Ballet Marinalva Gamosa. Direção Geral Marinalva Gamosa.
JULHO.
DIA 04. Show Ricardo Totte. Direção Geral R. Totte./ DIA 18. “… Ponha os olhos em mim.” Cia de Dança Luzia Amélia. Processos criativos em Dança Contemporânea ensaiadora produtora Andreia Barreto. Direção Geral Luzia Amélia./ DIA 25. Débora Colker. Cia de Dança Débora Colker.