EMBRAPA MEIO NORTE CELEBRA 49 ANOS COM PARTICIPAÇÃO DO GRUPO GONZAGA’S PARA TODOS!
O Música Para Todos participou da celebração do aniversário de 49 anos da Embrapa meio Norte, em 28/07/2024, com o Grupo Gonzaga’s Para Todos, coordenado pela Professora Sandra Cardoso.
O grupo que leva alegria através das músicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi muito bem recebido por autoridades, funcionários, colaboradores, estudantes bolsistas e todos os demais convidados que festejavam o importante trabalho da empresa nessas quase 5 décadas.
A Comenda “Amigo da Embrapa” foi entregue a Oficiais do Exército Brasileiro, representantes do agronegócio, agricultura familiar, parlamentares entre outros que participaram da história dessa grande entidade. O trabalho da Embrapa Meio-Norte tem resultados inovadores em todas as áreas.
Muitas novidades de melhoramentos genéticos já estão expostas para o mercado consumidor brasileiro no Ater+ Digital, lançado durante o evento, para técnicos e produtores, mais uma ferramenta digital para facilitar a vida do mundo agro.
Na oportunidade a mesa de honra foi composta por estiveram presentes:
Anísio Ferreira Lima Neto – Chefe Geral da Embrapa Meio Norte.
Senador Elmano Ferrer representando todos os funcionários e colaboradores da Embrapa Meio Norte pois durante muitos ano s foi Chefe Geral desta Estatal.
Rejane Tavares – Secretária da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Piauí.
Secretário Fábio Abreu da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, representando o Governador Rafael Fonteles.
Alisson Pêgo – Superintendente do Mapa – Representando as Instituições do Agro Municipal, Estadual e Federal.
E Sílvia Masshurá, 1ª mulher a se tornar Presidenta da Embrapa, esta última de forma virtual, entre outras autoridades.
SAIBA MAIS SOBRE A EMBRAPA
A EMBRAPA foi criada em 7 de dezembro de 1972, o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, sancionou a Lei nº 5.851, que autorizava o Poder Executivo a instituir empresa pública, sob a denominação de Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que foi criada em 1973 para desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. Neste ano de 1973, era época que a agricultura brasileira se fortalecia, e o senhor José Irineu Cabral chefiou os estudos de criação e fundou a Embrapa.
É um dos setores que mais contribui para o crescimento do PIB nacional e que responde por 21% da soma de todas as riquezas produzidas, um quinto de todos os empregos e 43,2% das exportações brasileiras, chegando a US$ 96,7 bilhões em 2019.
A Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI) está de aniversário este mês (a Unidade foi criada pela Deliberação 028/75 de 13/06/1975), completando 48 anos.
A Embrapa possui, hoje, 43 Centros de Pesquisa, que estão distribuídos em todas as regiões do Brasil, as Unidades Admintrativas que compõem a sua Sede, em Brasília, e também está presente em outros países!
Possui nove Unidades de Pesquisa localizadas na região Nordeste: Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Algodão, Embrapa Alimentos e Territórios, Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Cocais, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Meio-Norte, Embrapa Semiárido e Embrapa Tabuleiros Costeiros. Brasília abriga a Sede da Embrapa, que é responsável por planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades relacionadas à execução de pesquisa agropecuária e à formulação de políticas agrícolas.
Conheça a Embrapa
embrapa.br
https://www.embrapa.br