• Av. Pedro Almeida, 145 - São Cristovão, Teresina - PI, 64052-280
Música Para Todos
  • Home
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Apoiadores
  • Projetos
    • Cursos
    • Inscrições
  • Transparência
    • Projetos – Transparência
    • Relatórios Anuais
  • Notícias
  • Mídia
    • Fotos
    • Instagram
    • Facebook
    • Youtube
  • Contato
  • DOE
  • Av. Pedro Almeida, 145 - São Cristovão, Teresina - PI, 64052-280
  • (86) 3233-9506 | 98858-3872 | site@icsrita.org.br             
Música Para Todos
  • INÍCIO
  • INSTITUCIONAL
    • Quem Somos
    • Apoiadores
  • O PROJETO
    • Cursos
    • Inscrições
  • TRANSPARÊNCIA
    • Projetos
    • Relatórios Anuais
  • NOTÍCIAS
  • MÍDIAS SOCIAIS
    • FOTOS
      • GALERIAS
      • ÁLBUNS
    • FACEBOOK
    • INSTAGRAM
    • YOUTUBE | MPT-TV
  • CONTATO
  • DOE

DIA DO IDOSO RECEBE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO PROJETO MÚSICA PARA TODOS

Homepage Destaque DIA DO IDOSO RECEBE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO PROJETO MÚSICA PARA TODOS
Destaque, Notícias

DIA DO IDOSO RECEBE PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO PROJETO MÚSICA PARA TODOS

01/10/2017
Por Música Para Todos
0 Comentário
368 Visualizações

ve

Durante a semana que antecedeu o dia do idoso (01/10) e durante a semana seguinte a esse dia tão especial, foram e serão desenvolvidas, pela SEMCASPI (Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas), diversas atividades tendo como foco as pessoas da 3ª idade, mais conhecida como a Melhor Idade.

Mas para que a 3ª Idade se torne realmente essa Melhor Idade tão divulgada é necessário um cuidado especial para aqueles que foram, e continuam sendo, tão essenciais em nossas vidas. É necessário um olhar cuidadoso e uma perspectiva de estímulo para que essa parcela da população continue participando da sociedade de uma forma vibrante.

O Projeto Música Para Todos assiste crianças, jovens, adultos e idosos, e temos muita alegria em conviver com os alunos da 3ª idade. Diversas atividades que são realizadas pelo Projeto como: Recitais, Churrascada Musical, Semana das Artes Para Todos, Intervalo Musical, Semana Santa Cecília, entre outros, integram e procuram socializar todos os alunos da nossa instituição e tem sempre presença marcante dos nossos alunos da Melhor Idade!

Durante a próxima semana do Projeto Música Para Todos levará seus Grupos Musicais para alegrar e comemorar essa data tão significativa. Estaremos juntos na Casa Frederico Ozanan, Vila do Ancião e na Casa São José!

SAIBA MAIS SOBRE O BENEFÍCIO DA MÚSICA PARA OS IDOSOS

A música pode melhorar a qualidade de vida dos idosos e prevenir ou auxiliar o tratamento de doenças, comuns nessa faixa etária, e suas morbidades.

A música apresenta um papel importante como terapêutica multidisciplinar e na prevenção de diversas doenças comuns das pessoas idosas, principalmente HAS, Alzheimer, Parkinson, dor Musculoesquelética e Depressão, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos de maneira geral. Por outro lado, essa é uma área ainda carente de pesquisas, embora a terapia através da música seja comprovadamente eficaz.

O conceito de saúde tem se tornado cada vez mais abrangente, levando em consideração não só a ausência das doenças, mas também a manutenção da qualidade de vida, a prevenção das doenças e a recuperação e reabilitação do paciente e da população. Com isso, há cada vez mais uma busca pelo bem-estar, levando o homem a se preocupar com fatores relacionados à saúde e doença, fato que tem propiciado uma grande quantidade de pesquisas que trazem inovações quanto as práticas que possam gerar melhor qualidade à saúde da população.

Assim, houve o surgimento das terapias complementares, como a musicoterapia, que pode agir tanto no aspecto de prevenção de doenças, quanto no tratamento ou cura das mesmas. A preocupação como fator saúde-doença existe desde a antiguidade. Hipócrates, pai da medicina, considerava que o estado de saúde dependia da harmonia do homem com a natureza, além disso, o médico Esculápio e os filósofos Platão e Aristóteles, julgavam a música como um benefício para a mente.

Atualmente a expectativa de vida das diversas populações tem aumentado cada vez mais em diversas regiões do planeta. Além disso, a taxa de fecundidade tem diminuído em muitos países, aumentando significativamente a população idosa. A população brasileira vem acompanhando essa tendência, crescendo nas últimas décadas, enquanto ocorre a diminuição da taxa de fecundidade (World, 1998; Kalache,1987).

Com a tendência à inversão da pirâmide etária, ocorre também um aumento na incidência e na prevalência de determinadas enfermidades características dessa população ou mais comuns nela. Dentre elas, podemos ressaltar a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), juntamente com suas complicações; doença de Parkinson; doença de Alzheimer; acidentes vasculares encefálicos; depressão; dores musculoesqueléticas, entre tantas outras.

Assim, o perfil de cuidado e de políticas de saúde tem direcionado atenção especial para essa população. Dentre essas políticas, uma das principais é a preservação da qualidade de vida, através de estratégias que incluam os idosos na sociedade de maneira ativa. Dessa forma, busca-se também a prevenção de doenças emocionais, como depressão que ocorre com frequência devido ao isolamento, sentimento de inutilidade no meio em que vive.

Contudo, podemos afirmar que é de grande importância a conscientização sobre a eficácia da musicoterapia como forma de prevenção, reabilitação e cura das doenças. É importante que a sociedade reconheça que o idoso necessita de intervenções que possibilitam melhor qualidade de vida.

ER7_RE_JR_DIA_DO_IDOSO_570kbps_2013-10-01bf56b028-b243-4be5-8ccf-3824b6f871e8-thumb

Sobre o Projeto Música Para Todos – Realizado pelo Instituto Cultural Santa Rita, o Projeto Música Para Todos foi criado em Teresina (PI), em 1999, e oferece atualmente Cursos Livres, Iniciação Musical e Prática em Orquestra, para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos. A Instituição tem por objetivo transformar vidas através da música e da arte. Já foram beneficiados com a iniciativa mais de 38 mil alunos tanto na capital como no interior do estado.

Apoio Cultural – Em 2017, o Projeto Música Para Todos completa 18 anos e orgulha-se em receber Apoio Cultural do INSTITUTO VOTORANTIM e Patrocínio do ARMAZÉM PARAÍBA, PINTOS, FERRO NORTE, E CONSELHO NACIONAL DO SESI, empresas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.


Publicação Anterior
PROJETO MÚSICA PARA TODOS CONVOCA NOVOS ALUNOS PARA REALIZAREM MATRÍCULAS!
Próxima Publicação
2º FEIRA DO LIVRO INFANTIL E QUADRINHOS DO MÚSICA PARA TODOS E O ESPETÁCULO UM SONHO DE AMOR E PAZ MOVIMENTA A SEMANA DA CRIANÇA!

Publicações Relacionadas

MESTRE SEVERO SERÁ LEMBRADO COM SAUDADE EM MISSA DE 1 ANO DE SEU FALECIMENTO

O Música Para Todos recebeu o convite da Missa de...

LEANDRO FERNANDES LANÇA O ÁLBUM AUTORAL “ALFORJE”

Leandro Fernandes, mais conhecido como Dr. Leandro Cardoso Fernandes, tem...

Publicações Recentes

  • Aulas Particulares- Matemática, Geometria e Álgebra. segunda-feira, 5, out
  • PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MPT – EMENDAS PARLAMENTARES  sexta-feira, 17, jul


É um movimento de Arte-Educação através da música. Fundado em maio de 1999, atende prioritariamente crianças e adolescentes que estejam cursando o ensino básico, além de jovens, adultos e idosos do município de Teresina e cidades vizinhas.

Conecte-se

Música Para Todos

Publicações Recentes

  • Aulas Particulares- Matemática, Geometria e Álgebra.
  • PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MPT – EMENDAS PARLAMENTARES 

Contato

  •   ENDEREÇO

    Avenida Pedro Almeida, 145 -
    São Cristovão, 64052-280 Teresina - PI

  •   TELEFONES

    (86) 3233-9506 | 98858-3872

  •   EMAIL

    site@icsrita.org.br

Desenvolvido por Claudio Xerez
SearchPostsLogin
segunda-feira, 5, out
Aulas Particulares- Matemática, Geometria e Álgebra.
sexta-feira, 17, jul
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA MPT – EMENDAS PARLAMENTARES 
terça-feira, 7, jul
UM SALVE MUSICAL PARA ALMIR E PARA M. LINS!
quinta-feira, 2, jul
VIOLONISTA JOSUÉ COSTA NO CIRCUITO NACIONAL
quarta-feira, 3, jun
A ESCRITORA JEANETE FORTES LANÇA OS LIVROS “A CASA DE JANELAS PEQUENAS” E “LIBERDADE É VERBO” NO SALIPI 2026
quarta-feira, 27, maio
A POETA E EDITORA MARLEIDE LINS ESTARÁ NA PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE 27 ANOS DO MÚSICA PARA TODOS!

Welcome back,