CLÁUDIA SIMONE, CANTORA E COMPOSITORA PIAUIENSE, É AGRACIADA COM O PRÊMIO NACIONAL GRÃO DE MÚSICA 2021, EM SÃO PAULO!
O Prêmio Grão de Música é um espaço de valorização e promoção da música brasileira de todas as regiões do país e, especialmente, dos/das artistas que as representam. Idealizado pela cantora e compositora Socorro Lira, teve sua primeira edição em novembro de 2014 em cerimônia realizada na cidade de Salvador – Bahia, e está agora em sua 8ª edição, onde premiou 14 artistas brasileiros, entre eles, Cláudia Simone cantora e compositora piauiense, através do seu mais recente álbum o CD ANCESTRAL.
Os premiados e premiadas de 2021 representam 14 Estados brasileiros: Abidoral Jamacaru (CE), Bado (RO), Bernadete (SP), Cacique Pequena (CE), Cláudia Simone (PI), Cléber Eduão (BA), Djuena Tikuna (AM), Dorina (RJ), Fernanda de Paula (MG), João Ormond (MT), Lia Sophia (PA), Oliveira de Panelas (PE), Salomão di Pádua (MA), Silvia Sol (RN), Zé Moreira (ES).
São atividades do PGM: a coletânea homônima com as canções, a cerimônia de entrega que acontece no último trimestre de cada ano, e o próprio troféu; uma estatueta de bronze assinada também por Andreato. Esse ano, quatorze Estados estão presentes num CD de quinze faixas, “embalado” pela arte de Elifas Andreato que assina toda a identidade visual da premiação.
A cerimônia aconteceu no formato virtual, mas alguns artistas compareceram ao evento, entre eles a cantora e compositora piauiense, Cláudia Simone, que recebeu o Troféu no Teatro D, em São Paulo, das mãos de Socorro Lira e de patrocinadores do evento, e declarou “Me sinto feliz com um reconhecimento tão importante como o Prêmio Grão de Música, não só por ser um prêmio nacional, mas, principalmente, por estar representando o Piauí e por ser um prêmio democrático, independente de gravadoras e que pesquisa através da internet a obra de cada um dos premiados, isso dá um alcance grandioso e isento a esse prêmio que lança luz sobre a Música Popular Brasileira! Só tenho que agradecer a Deus, a toda equipe do Prêmio Grão de Música, a todos os compositores que fazem parte do meu CD ANCESTRAL, a minha produtora Marleide Lins e a direção musical, mixagem e masterização primorosas de Elládio Jardas!
A escolha dos contemplados e contempladas é feita por convite da comissão organizadora do Prêmio Grão de Música e passa por critérios definidos pela coordenação e por uma curadoria. Tais critérios visam garantir que se cumpram os objetivos principais da premiação e obedecem a um regulamento básico disponível no Web site www.premiograodemusica.com.br.
Identificar, referendar e promover a obra artística e a trajetória do criador e da criadora é seu principal propósito. Desse modo, vem se consolidando como lugar privilegiado de afirmação da arte essencial que corrobora para o desenvolvimento humano, para a formação de uma sociedade reflexiva e crítica dotada de valores elevados, a fim de se alcançar uma cultura de igualdade entre as pessoas, de beleza e de paz.
OBJETIVOS DO PRÊMIO
Ser um espaço de valorização e divulgação de compositores, compositoras e intérpretes da música brasileira (gênero canção) de diferentes gerações, vinda de todas as regiões do país e cuja criação poética e musical contemple as características e sotaques locais, regionais e nacionais.
Oferecer à comunidade o acesso ao conteúdo das produções independentes de músicos e musicistas, cantores e cantoras, produtores e produtoras dos vários cantos do país, através de uma plataforma de conteúdo digital, da coletânea Grão de Música e de possíveis desdobramentos que possam vir a ocorrer como shows, turnês, divulgação na mídia, entre outros.
SAIBA MAIS SOBRE CLÁUDIA SIMONE
CLÁUDIA SIMONE é cantora, compositora, poeta, Produtora Cultural, Bacharel em Direito. Em 2000 lança seu 1º CD intitulado “A Quintessência” produzido por Marleide Lins. Em 2005 vence o concurso da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí e publica o livro “A QUINTESSÊCIA” homônimo do CD.
Como Produtora Cultural realizou diversos projetos, entre eles o Projeto Canta Piauí, em parceria com a TV Assembleia, que gravou 14 dvd’s com compositores e intérpretes da música piauiense e se tornou o maior registro áudio visual da música no estado.
Participa de diversas coletâneas de poesia. Em 2020 lança o CD ANCESTRAL, produzido por Marleide Lins, com Direção Musical de Elládio Jardas. Em 2021 é contemplada pelo Prêmio Grão de Música, uma premiação nacional, que a cada ano escolhe 15 representantes da música brasileira em todo país, participando da Coletânea Prêmio Grão de Música/2021, com o CD ANCESTRAL.
Em seu corpo sonoro pulsante, O CD ANCESTRAL, traz pontos de terreiros de umbanda, percussão de capoeira, samba de raiz. Passeia também pelo pop, em duas baladas e um rock and roll, mas mantém a mesma pulsação que nos remete à ancestralidade, a coluna vertebral obra. A poesia é marcante e se faz presente nas letras/poemas de Marleide Lins, com músicas de Assis Bezerra, Fábio Christian, Wilself Lago e Cláudia Simone, e no poema de Salgado Maranhão, “Caminhos do sol”, musicado por Herman Torres. Assinam, também, as composições do álbum, Patrícia Mellodi, com a música FIM DE MUNDO, escolhida para compor a coletânea Grão de Música 2021, Fátima Castelo Branco, Netinha Piauí, que mora em São Paulo e que também compareceu à cerimônia da premiação, Machado Jr., Dimas Bezerra e Ricardo Totte.
Cláudia Simone atualmente é Coordenadora de Comunicação do Música Para Todos, produtora executiva do Programa Música Para Todos na TV e Conselheira Estadual de Cultura do Piauí.
SOBRE A COLETÂNEA DA 8ª EDIÇÃO DO PRÊMIO GRÃO DE MÚSICA
Ouça no link:
https://premiograodemusica.com.br/coletaneas/
Elifas Andreato:
https://web.facebook.com/PremioGraoDeMusicaOficial/videos/649409979766424
Veja quem apoia o Prêmio Grão de Música:
https://web.facebook.com/watch/PremioGraoDeMusicaOficial/
Prêmio Grão de Música no Youtube: