O Projeto Música Para Todos viveu uma noite de bênçãos na Igreja Nossa Senhora das Dores onde foi apresentado pela 1ª vez em Teresina o Oratório Messias de Handel, reunindo 40 cantores e mais 18 músicos sob a regência do Maestro Vladimir Silva de Campina Grande. A proposta de realizar este encontro vem sendo acalentada há muito tempo, e agora foi possível realiza-lo durante a Quaresma, tempo de reflexão, de preparação para a Páscoa, para uma nova vida.
Essa iniciativa inédita, para o Projeto Música Para Todos (MPT) e para cidade de Teresina, trouxe para o altar da Igreja de Nossa Senhora das Dores alunos e profissionais de diferentes instituições, dentre as quais o MPT, o Instituto Federal do Piauí (IFPI), o Instituto Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Oportunidade única de intercâmbio, crescimento e amadurecimento, com o propósito de mostrar que a música não conhece fronteiras e que ela deve ser, de fato, para todos. Mais que isso. Esse é o primeiro passo em torno de um projeto ambicioso, que veio para se inserir no calendário artístico-cultural e litúrgico-musical da capital piauiense com o objetivo de ampliar as possibilidades de escuta, bem como as perspectivas profissionais dos músicos do MPT e da região.
O Coordenador Geral do Projeto Música Para Todos, Sr. Luís Sá, declarou: “Para chegarmos aqui, trabalhamos incansavelmente ao lado de muitos parceiros. Por isso, nossos agradecimentos a todas as pessoas e empresas que contribuíram direta ou indiretamente. Nossa mensagem de gratidão ao Instituto Dom Barreto e à Universidade Federal de Campina Grande. Nosso reconhecimento também se estende ao Prof. Dr. Rucker Bezerra, da UFRN, que esteve em Teresina trabalhando com nossos alunos; aos filhos desta terra, Germano Lopes e Marta Caroline, que vieram de Goiânia especialmente para esta ocasião; à professora Daniela Cabezas, da UFPI, que aceitou nosso convite prontamente; aos integrantes do Coro de Câmara de Campina Grande; a todos os músicos e cantores convidados; à Orquestra do MPT; aos professores David Emerson e Juan Carlos, por toda a dedicação ao longo dos anos no MPT; e, finalmente, nosso muito obrigado ao Prof. Dr. Vladimir Silva, da UFCG, que, juntamente conosco, concebeu e dirigiu este momento único na trajetória do nosso projeto.
Que a mensagem do Messias reverbere e fique guardada em nossos corações. Que esta experiência nos transforme, nos torne mais humanos, mais santos e abençoados. Que nós possamos sair daqui renovados, certos de que a morte não é o fim e a ressureição é a nossa vitória. Feliz Páscoa.”
SAIBA MAIS SOBRE O ORATÓRIO “MESSIAS” DE HANDEL
Messias (Messiah, no original em inglês) é um oratório de Georg Friedrich Händel composto em 1741. É sua mais famosa criação e está entre as mais populares obras corais da literatura ocidental. É composta por 51 movimentos, agrupados em três grandes seções: a primeira delas sobre o tema da Natividade (geralmente executado no tempo do Advento); a segunda sobre o tema da Paixão, que culmina no famoso coro Halleluja, e a terceira sobre o tema da Redenção (estas duas últimas geralmente executadas no tempo da Páscoa). O libreto (texto adaptado para ser musicado), de autoria de Charles Jannens e baseado nas Sagradas Escrituras, narra a vida de Jesus Cristo: sua anunciação profética, seu nascimento, vida, morte e ascensão ao céu. O nome do oratório foi tirado do conceito judaico e cristão de messias. Para os cristão, o messias é Jesus. O próprio Händel era um cristão devotado e a obra é uma apresentação da vida de Jesus e de seu significado de acordo com a doutrina cristã. À época, o texto suscitou controvérsia quando ponderado sobre sua natureza “blasfema”, e sua perspectiva de performances em ambientes seculares. Daí, um dos motivos pelos quais a obra foi batizada Messias e não O Messias, para contornar tal controvérsia. Apesar de Händel ter chamado seu oratório simplesmente Messias (sem o “O”), a obra é amplamente conhecida erroneamente por O Messias. Esse título popular é tão comum que muitas vezes considera-se errada a versão correta. Apesar de a obra ter sido concebida para a Páscoa e nela ter sido apresentada pela primeira vez, após a morte de Händel tornou-se tradição executar o oratório durante o Advento, o período preparatório para as festas do Natal. Os concertos de Natal quase sempre apresentam apenas a primeira parte do Messias junto com o coro Halleluja. A obra é também apresentada no domingo de Páscoa e partes contendo temas da ressureição são frequentemente incluídos nos serviços de Páscoa. Na presente performance, apresentaremos apenas extratos da primeira parte, acrescido do coro Halleluja.
PROGRAMA
Overture Sinfonia
Accompagnato (Tenor) Confort ye my people
Aria (Tenor) Ev’ry valley shall be exalted
Coro And the Glory of the Lord
Accompagnato (Baixo) Thus saith the Lord
Aria (Alto) But who may abide
Coro And He shall purify
Recitativo (Alto) Behold a virgin shall concieve
Aria (Alto) e Coro Oh thou that tellest good tidings to Zion
Accompagnato (Baixo) For, behold, darkness shall cover the earth
Aria (Baixo) The people who walked in darkness
Coro For unto us a child is born
Sinfonia Pastoral Pifa
Recitativo (Soprano) There were sheperds abiding in the field
Accompagnato (Soprano) And Lo! The angel of the Lord came upon them
Recitativo (Soprano) And the angel said unto them
Accompagnato (Soprano) And suddenly there was with the Angel
Coro Glory to God
Recitativo (Alto) Then shall the eyes of the blind be opened
Dueto (Alto e Soprano) He shall feed His flock like a shepherd
Coro His yoke is easy
Coro Halleluja?
FICHA TÉCNICA
Coro de Câmara de Campina Grande e Convidados
Soprano Contralto
Adriana Silva
Cristiane Monção
Joeline Rodrigues
Jouze Mendes
Lanea Alves
Maria das Graças Arrais
Marta Caroline*
Marta Nunes
Thayna Tavares
Samara Andrade*
Sílvia Raposo Ana Maria Queiroz
Diana Diniz
Edvani Alves
Germano Lopes*
Jane Cely Pereira
Jesus Abreu
Lorena Duarte
Luana Duarte
Miriam Tavares
Mísia Tavares
Patrícia Paixão
Sabrina Cipriano
Tenor Baixo
Einstein Felinto*
Euclides Costa
Leandro Harias
Lucas Coimbra
Marcos Célio Bruno Gabriel
Fillipe Costa
Johnny Oliveira
Lucas Barreto*
Mateus Marques
Pedro Furtado*
Phillipe Xadai
Sandro Lima*
Sérgio Barroso
*Solista
ORQUESTRA JOVEM MÚSICA PARA TODOS
Violinos I
Juan Carlos
Daniel Fortes
João Santos Neto
Violinos II
Ana Vitória Santos
Maria Clara
Juliana Silva
Gabriel Joaquim
Violas
David Emerson
Francisco Renato
Hudson Mateus
Violoncelos
Caio Michel
Giuliano Gomes
Ana Raquel
Contrabaixos
Bruno Rafael
José Ribamar
Francisco Rocha
Trompetes
Marcelo Lopes
Irisneide Araújo
Oboés
Felipe Pimentel
Douglas Rocha
Daniela Cabezas, Contínuo
Juan Carlos, Spalla/Preparador
David Emerson, Maestro/Preparador
Vladimir Silva, Regente